sábado, 22 de outubro de 2011

Livro de Receitas II ( Letra B )

BANANA

Bastante nutritiva e regulariza as funções do intestino. O suco da banana   é particularmente indicado contra a diarréia. Emprega-se o suco das flores nas afecções do peito. Do tronco se extrai a seiva que é indicada para a laringite, as aftas, tônico capilar e soro antiofídico.
 Bananas são fonte apreciável de vitamina A,vitamina C,fibras e potássio. Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo (ou verde, como se usa dizer) sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas que é a flor da bananeira. Popularmente, a flor da bananeira é chamada de umbigo [do cacho] da banana, coração da bananeira ou apenas umbigo da banana, que, cozido e preparado com outros ingredientes, é comestível de requintado sabor e alto valor nutricional.A tradição popular ainda nos conta outros usos para o umbigo da banana. Alguns preparados caseiros com fins medicinais, como xaropes, são considerados eficazes.
Para ser utilizado como comestível (ou em preparações medicinais caseiras), o umbigo da banana precisa ser cortado, na posição certa (não muito próximo das pencas, apenas o bastante para se retirar o cone arroxeado do cacho ainda imaturo ou verde), o que favorece, pelo fluxo forçado da seiva, o amadurecimento do próprio cacho. Do cacho já maduro, não mais se aproveita o umbigo da banana, que terá escurecido e perdido o viço e uso culinário ou medicinal, aproveitando-se apenas como adubo.


BERÍNGELA / BERÍNJELA

Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela suas cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. Por ser rica em proteinas, vitaminas (A, B1, B2, B5), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a Arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.Também é recomendada nos casos de Artrite, apresentando bons resultados na Gota e no reumantismo, bem como na Diabetes e nas inflamações da pele em geral.É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.
DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.
DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.


BRÓCOLIS/BRÓCOLOS

Rico em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre. É melhor consumi-lo em saladas cruas para aproveitar todo o seu valor nutritivo. É um ótimo alimento para dietas de emagrecimento, já que produz uma limpeza geral do organismo e elimina gorduras.Originários da Europa, os brócolis também têm seu uso na medicina, graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo dos brócolis - em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, esse vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.


BETERRABA

A beterraba é rica em açúcares. Destaca-se como uma das hortaliças mais ricas em ferro, tanto na raiz quanto nas folhas. Quando em condição natural, a beterraba se conserva por até uma semana, se mantida em local fresco e sombreado. Em geladeira, pode ser mantida por até quinze dias, embalada em saco de plástico perfurado. Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, sua durabilidade será reduzida a três ou quatro dias devendo obrigatoriamente ser conservadas em geladeira, dentro de saco ou vasilha de plástico.Por ser rica em ferro, é recomendada para tratar anemia e qualquer problema de inflamação. Já os sais minerais — como sódio, potássio, zinco e magnésio — têm a função de: proteger o organismo contra perda excessiva de líquidos, ajudar no bom desempenho das atividades físicas; ativar os tecidos cerebrais e regular as funções musculares e nervosas. As vitaminas (A, complexo B e C) são aproveitadas pelo organismo apenas quando a beterraba é consumida crua.Indicada também para pessoas com problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. Além disso, é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado. Suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.Para os que sofrem de pedras na bexiga, um remédio eficaz é ferver uma beterraba e tomar seu caldo três vezes ao dia. O suco de beterraba, por sua vez, é tônico, refrescante e diurético, e combate a litíase renal, descongestionando as vias urinárias.
A beterraba é um ótimo alimento para melhorar a resistência do organismo, porque age como restauradora do sangue, aumenta os glóbulos vermelhos e fortalece a medula óssea.


BATATA

Rica em carboidratos e vitaminas. Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota. 


Bênçãos Plenas!
* Dama*

Nenhum comentário:

Postar um comentário