quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Livro de Receitas I (Letra A)

ABACATE 


Essa fruta é ótima para diabéticos, servindo tanto através da fruta como das folhas. As pessoas atacadas por esse mal é aconselhável um tratamento a base do Abacateiro, durante 15 dias. Podendo comer em jejum metade de um abacate amassada. Ou após as refeições tomar Chá das folhas  SECAS do Abacateiro, sem açúcar.Outra indicação é para as pessoas que tem problemas, ou dores no Fígado, por estar saturado de gordura e tóxicos, faça um Chá com as folhas SECAS do Abacateiro e tome-o em goles, de hora em hora, durante o dia, repetindo isso por 15 dias. E para as pessoas que sofrem com queda de cabelos, o caroço do Abacate é um tônico capilar, e pode ser passada no couro cabeludo para o estimulo do mesmo, a polpa da fruta também faz o mesmo efeito além de combater a queda do cabelo.
As folhas do Abacateiro são boas em compressa, sobre a cabeça para conter enxaqueca em geral, nesse processo as folhas devem estar aquecidas.Fora as dicas acima, o Abacate pode também substituir a carne, porque contém gordura e o mesmo valor nutritivo da mesmo.É uma fruta que estimula  o racional/inteligência.
OBS:  Usar sempre folhas SECAS pois as verdes provocam palpitações cardíacas. 

ABACAXI 

O Abacaxi é um ótimo purificador do sangue, é diurético e ajuda na digestão. Sua indicação mais notável é no tratamento de feridas, inflamações, infecções. Em infecções agudas, consumido em fatias, é um ótimo parceiro dos antibióticos. Contra tosse catarral, usa-se duas colheres de suco de abacaxi diluídas em uma xícara de água quente e uma colher de mel. Devendo ser bebido em grande quantidade ainda quente antes de deitar-se.O Abacaxi é uma fruta energética e refrescante,estimula a confiança/auto-confiança.

                                                     ABÓBORA

Rica em potássio, ferro, fósforo e magnésio, é eficaz como diurético e para combater a prisão de ventre. Faz-se um suco fresco com pedaços grossos de abóbora madura, colocando-os em um guardanapo e torcendo para extrair o suco. Se adoçar com pouco açúcar ( ou com mel que é a minha preferencia..lembrando que quanto mais natural for os componentes que usamos melhor é o resultado) e tomar uma manhã sim e uma não, em jejum por um mês.




ACELGA 

Hortaliça indicada para oxigenar o sangue e normalizar a digestão, além de acalmar os nervos e robustecer o cérebro. É muito útil para ser ingerida por pessoas nervosas.Principalmente os talos onde a grande concentração do efeito da planta.





AGRIÃO 

O agrião é tão eficaz que não se deve usa-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força; por isso, uma receita para a carência de ferro e para a depuração do sangue é chamada Água de Agrião: Em um copo de água na temperatura ambiente mergulhar folhas de agrião. Cobrir o copo e deixa-lo no quarto de dormir. De manhã, coar e bebe-la sem açúcar.
As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago.Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.

AIPO 

Essa verdura combate a depressão. Por ser rico em cloreto de sódio, é ideal para casos de insônia e perturbações nervosas, podendo entrar no preparo de saladas, ser bebido como suco ou mesmo mastigando seus talos. Como alimento é recomendado àqueles que sofrem de artrite, reumatismo e acido úrico. É também indicado seu uso externo em frieiras, para tanto, colocar 100gr de aipo em um litro de água e ferver lentamente por 20 minutos. Dar um banho muito quente nos pés ou mãos, uma vez por dia.



ALFACE 

Contém várias vitaminas e é uma fonte de ferro e minerais. Seu poder de limpeza dos intestinos é fantástico. Fortalece o sistema nervoso e a musculatura, além de ajudar a digestão. É um grande calmante para os nervos e combate a insônia mais recalcitrante.
Um chá para dormir é feito fervendo-se rapidamente duas folhas de alface fresca em uma medida de uma xícara de chá de água. Tomar morno na hora de deitar-se.
É ainda recomendada contra as doenças do coração e dos rins, seja em forma de chá ou saladas, estas com pouco azeite, vinagre e sal. Para contusões e inchaços fazer uma cataplasma fervendo algumas folhas de alface em pouca água por cinco minutos. Deixar amornar, untar as folhas com azeite de oliva, estender sobre uma gaze e aplicar na região atingida. Este mesmo método pode ser usado para irritações e rubores da pele.

ALHO 
(Allium sativum)

O alho purifica o sangue, atua sobre as mucosas do nariz, da garganta e dos pulmões, desinfeta todo o organismo, funciona como antibiótico para combater infecções.
Para o fortalecimento do organismo, principalmente nos idosos, consumir durante as refeições um dente de alho bem amassado com uma cenoura, isso previne contra doenças mais graves.
Atua na circulação, e para esses problemas, consumir pão de centeio temperado com alho socado, salsa e gotas de azeite sendo que será este o primeiro alimento do dia, repetido por uma semana, descansar 15 dias e fazer novamente, assim sucessivamente.
OBS: O alho cozido, tem uma grande perda de sua eficácia e cru em grande quantidade irritam os rins.





ALMEIRÃO 

Rico em vitamina A e C. Indicado para falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.




AMEIXA

Poderoso laxante. Indicada contra prisão de ventre, sendo, neste caso, consumida seca.
É rica em potássio, fósforo, cálcio e minerais. Para problemas do estômago faz-se um licor digestivo de ameixa: cozinhar em dois litros e meio de vinho branco, 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço. Depois de quinze minutos apagar o fogo, adicionando não mais de 3 gramas de casca de canela e deixar macerar. Após três dias, filtrar o liquido, adicionar meio quilo de açúcar e colocar no fogo, deixando ferver por alguns minutos. Esperar esfriar totalmente e adicionar meio litro de álcool a 90 graus e colocar em uma ou duas garrafas. Tomar um cálice após as refeições. Fora isso representa o seio feminino, o amor materno,o poder feminino, a doação da vida.Expressa as qualidades maternais

ASPARGO

O aspargo deve ser ingerido ao natural, já que quando cozido pode irritar os rins, tornando contrário o seu efeito de limpa-los. É indicado nas doenças do fígado, do baço e estômago. Nos problemas do coração combate a hipertrofia e acalma as palpitações. Para o coração se faz uma decocção fervendo 50gr de raízes de aspargo em um litro de água, deixando em repouso até esfriar. Tomar três cálices por dia, entre as refeições principais sem adoçar. Ainda pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em três quartos de litro de água, 40gr de raízes de aspargo. Bebe-se pela manhã em jejum e durante todo o dia. Esta mesma decocção pode ser administrada a pessoas nervosas e excitáveis.

AVEIA 

Fonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. Usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. É também anti-hemorróidas, sua ingestão tem a virtude de reduzir o teor de gorduras e de açúcar do sangue, auxiliando nas arterioscleroses e no diabetes. Contra acido úrico ferver um punhado de palha de aveia triturada em um litro de água, coar e beber durante o dia.

AZEITONA 

Uma curiosidade sobre a oliveira. Conta-se que Atenas, a deusa grega da sabedoria, fez nascer de uma lança a oliveira; os frutos dessa árvore, além de alimentarem o homem, produziriam um óleo para temperar sua comida, fortalecer seu corpo, curar as suas feridas e iluminar sua noite.
A azeitona tem grande teor de gordura e sais minerais, devendo ser consumida com cautela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário