quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Preparando Chás

As plantas, são especiais, pois não somente nos alimentam como também nos curam.
É comum encontrarmos tratamentos naturais a base de ervas,e outras por plantas medicinais, mas nem sempre sabemos usa-las correctamente.
Há diversas maneiras de se preparar um Chá.E todas elas estão ligadas a composição de cada erva,planta medicinal ou leguminosas.


Observações
Recomendo recipientes esmaltados, inoxidáveis, de vidro, de barro ou de louça; NUNCA de alumínio, ferro ou estanho, pois  podem alterar as propriedades terapêuticas durante o preparo.
Como medida pode ser considerada 1 colher de sopa de folhas verdes, que equivale aproximadamente, a 5 gramas, e para folhas secas a 2 gramas.
Para gargarejo,inalações, compressas e outros usos externos, a concentração dos chás devem ser mais forte do que para uso interno.
Se quiser adoçar o chá ,utilize somente mel, NUNCA açúcar ( somente em último caso)
Os prepares naturais tem validades de curto tempo, então devem ser feitos em pequenas quantidades, para consumo rápido, no caso dos chás, no mesmo dia.
Para crianças a dosagem a ser utilizada, deve ser  reduzida pela metade das indicadas aos adultos.
Para ter um melhor resultado aconselho a tomar os chás longe das refeições ( 1 hora antes ou 2 horas depois) com exeção daqueles que são estimulantes de apetite ou tratamento para problemas digestivos, entre outros.
Para afecções catarrais, pulmonares, dores de garganta, resfriados e afecções febris, deve-se tomar o chá quente.
PS: Após esse post.. segue um breve comentário sobre as formas mais  conhecidas de preparo de chás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário